Baixa Visão
A pessoa com baixa visão começa a apresentar uma redução da capacidade de enxergar afetando a execução de atividades simples do cotidiano e a sua qualidade de vida.

O que é Baixa Visão ou Visão Subnormal?
A baixa visão é caracterizada quando há uma perda parcial da visão que não pode ser corrigida com uso de óculos convencionais, lentes de contato e nem mesmo com intervenção cirúrgica. A pessoa com baixa visão começa a apresentar uma redução da capacidade de enxergar afetando a execução de atividades simples do cotidiano e a sua qualidade de vida.
Cozinhar, ler, dirigir ou costurar;
Atravessar a rua ou ler as placas;
Identificar com clareza as imagens e textos.
Reconhecer rostos;
Diferenciar cores;
Assistir TV;
Na Infância
A visão é o principal sentido para o aprendizado e a comunicação da pessoa no meio em que vive e 80% das informações que recebemos no dia a dia vêm por meio dela.
Pela visão pode-se conhecer e interagir com os objetos e as pessoas do ambiente. Se este canal de informação estiver ausente ou prejudicado, a criança sofrerá restrições em sua vida social, em sua educação e na vida profissional.
A baixa visão na infância pode passar despercebida por pais e professores e às vezes ser confundida com desatenção, preguiça ou algum outro problema.
Portanto, o diagnóstico e intervenção precoce são tão importantes, pois podem evitar atrasos na fase escolar. O papel do médico oftalmologista especialista em baixa visão é fundamental para fazer a avaliação do desempenho visual da criança e promover a reabilitação visual adequada.

Perguntas Frequentes
Algumas respostas para as perguntas mais frequentes!
Apesar de ser mais frequente em idosos, a baixa visão pode acontecer em qualquer idade.
As causas mais comuns são congênitas como nos casos de coriorretinite por toxoplasmose, glaucoma congênito, catarata congênita, amaurose congênita de Leber, infecções congênitas adquiridas no período gestacionais etc.
Doenças como glaucoma, degeneração macular, distrofias hereditárias, retinopatia diabética, descolamento de retina, toxoplasmose, traumas também podem levar ao desenvolvimento de baixa visão.
Sim. É possível superar as dificuldades da baixa visão com diferentes recursos, como os auxílios ópticos e a reabilitação visual.