Doenças

Retinopatia Diabética

O que é retinopatia diabética?

A Retinopatia Diabética é uma das mais frequentes complicações do diabetes, ela causa uma perda visual gradativa e pode progredir para a cegueira. Quanto maior o tempo de evolução do diabetes mellitus (DM), maior o risco de desenvolvimento da doença, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes com DM tipo 1 e em 60% daqueles com DM tipo 2, após 20 anos convivendo com a doença.

Quando os vasos comprometidos pela Retinopatia Diabética se rompem, o sangue e outros líquidos podem extravasar para os tecidos ao redor da retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD).

O resultado disso é a perda da nitidez da visão, que pode até progredir para a cegueira.

Os sintomas da retinopatia diabética podem variar de acordo com o estágio da doença, mas os mais frequentes são visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando, flashes luminosos e até perda repentina da visão.

No caso do Edema Macular Diabético, alguns sintomas são comuns: baixa visual, distorção de imagens, fotofobia (sensibilidade a luz), mudança na percepção de cores e alterações no campo visual (manchas ou escotomas).

O diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética é muito importante. Uma vez que ela seja identificada em fase inicial pode ser tratada com sucesso. Por isso, se você é diabético, sempre consulte seu oftalmologista.

Outras Doenças

Mais informações

Para agendamento de consultas ou exames, fale conosco!
Excelência

Agende seu Exame