O que é toxoplamose ocular?
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.
A apresentação mais comum da toxoplasmose ocular é um quadro de embaçamento da visão progressivo com visão de moscas volantes e sensibilidade a luz, geralmente sem dor ou vermelhidão ocular. Mas alguns podem apresentar:
- Visão turva ou embaçada – percepção que a visão está desfocada
- Perda da visão – geralmente de início rápido e progressivo em poucos dias
- Fotofobia – é a sensação de sensibilidade intensa ou desconforto à luz
- Vermelhidão ocular
- Dor nos olhos
- Moscas volantes
Os sintomas mais comuns são moscas volantes e diminuição da visão. O exame fundamental para caracterizar o diagnóstico é o mapeamento de retina. É importante saber que o contato com gatos e felinos não causa a doença. O risco está no contato com as fezes contaminadas de felinos, no consumo de água contaminada ou alimentos mal lavados ou mal cozidos. Após o diagnóstico feito pelo médico oftalmologista por meio de avaliação clínica e mapeamento de retina, o tratamento da toxoplasmose ocular é feito com o uso de antibióticos e corticoides. Colírios para alívio da dor e da inflamação nos olhos também são indicados. O fundamental é evitar a multiplicação do parasita, minimizando os danos causados à retina.