O que é DRMI?
A Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) é uma doença degenerativa da mácula, que geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos, sendo a causa mais frequente de baixa acuidade visual nessa faixa etária. É a principal causa de perda irreversível da visão em países desenvolvidos.
Quais os tipos de DMRI?
DMRI SECA
É a forma mais comum, correspondendo a 90% de todos os casos de DMRI, porém menos grave em comparação com a forma exsudativa. A DMRI seca é de progressão lenta ao longo de anos. Uma pessoa pode conviver com a DMRI seca por muitos anos, até sem saber que está com o problema. No início é geralmente sem sintomas, mas com a evolução da doença vai havendo sintomas de distorção das imagens na região central da visão, o que leva a perda de visão progressiva.
DMRI EXSUDATIVA ou ÚMIDA
A DMRI exsudativa ou úmida atinge aproximadamente 10% dos casos. No entanto, é o tipo mais agressivo da doença, responsável por quase 90 % dos casos de cegueira legal atribuídos à todos os casos de DMRI. A perda da visão na DMRI Exsudativa ocorre de forma rápida e intensa, sendo percebida como manchas escuras e distorção intensa na região central da visão de aparecimento repentino. Assim, diferente da forma Seca, essa fase é marcada por uma rápida progressão da doença e uma perda de visão súbita e intensa. Se não tratada a tempo, essa lesão evoluiu com a formação de um tecido cicatricial, ocasionando uma mancha irreversível no centro da visão. Por isso, é de fundamental importância procurar um médico imediatamente ao perceber qualquer alteração visual.